Internacional
Edição 114 > PC da China: 90 anos de contínua construção socialista
PC da China: 90 anos de contínua construção socialista
Princípios reproduz os principais trechos do discurso do presidente da China, Hu Jintao, feito no último dia 1º de julho, durante as comemorações do 90º aniversário do Partido Comunista da China (PCCh). Jintao aborda as vitórias do povo e do partido chinês, mas aponta principalmente os desafios que ainda precisam ser equacionados para que o país ultrapasse o primeiro estágio do socialismo
O Partido Comunista da China (PCCh) foi fundado no dia de hoje (1º de julho), 90 anos atrás. Foi um acontecimento que marcou época na história da nação chinesa. A partir de então, o povo chinês embarcou no caminho luminoso da luta por independência e libertação, e iniciou a busca pela glória da prosperidade e da força para o país e para si mesmo.
Nos últimos 90 anos, os comunistas chineses e os povos de todos os grupos étnicos da China alcançaram grandes êxitos na Revolução, em desenvolvimento e reforma através de lutas indômitas. Hoje, uma vibrante China socialista surge no Oriente, e seus 1,3 bilhões de habitantes estão progredindo, cheios de confiança sob a grande bandeira do socialismo com características chinesas para realizar o grande rejuvenescimento da nação. (...)
Em 1921, o PCCh surge no processo de integração do marxismo-leninismo ao movimento dos trabalhadores chineses. Seu nascimento foi um produto natural do desenvolvimento da história moderna e contemporânea chinesa, assim como da pesada exploração sobre o povo chinês para a sobrevivência da nação. O nascimento do PCCh colocou a Revolução chinesa no rumo certo, deu ao povo chinês uma forte motivação e criou boas perspectivas para seu desenvolvimento futuro.
Nos últimos 90 anos, nosso Partido se uniu ao povo chinês e o levou a escrever um grande épico na história do desenvolvimento humano sobre a antiga terra da China, evidenciado em três avassaladores acontecimentos.
Primeiro: nosso Partido, apoiando-se firmemente no povo, completou a Revolução da Nova Democracia, conquistando a independência nacional e a libertação popular. O Partido e o povo lutaram na Expedição do Norte, na Guerra Revolucionária Agrária, na Guerra de Resistência Contra a Agressão Japonesa e na Guerra de Libertação, ao longo de 28 anos. Durante esse período, derrotou agressores imperialistas japoneses, derrubou o governo reacionário do Kuomintang e estabeleceu a República Popular da China. Com a fundação da Nova China, os chineses se tornaram donos de seu país e sua sociedade e determinaram seu próprio destino. Assim, a China realizou uma grande transição: de uma autocracia feudal, que durou milhares de anos, para a democracia do povo.
Segundo: apoiando-se firmemente no povo, nosso Partido completou a Revolução Socialista e estabeleceu o sistema básico do socialismo. Criativamente, nós alcançamos a transição da Nova Democracia para o socialismo. Por conseguinte, a construção de uma sociedade socialista para ¼ da população mundial, neste grande país do Oriente que levou às mais extensas e profundas transformações sociais da história chinesa.
Terceiro: apoiando-se firmemente no povo, nosso Partido realizou uma grande nova Revolução, de reforma e abertura, criando, sustentando e desenvolvendo o socialismo com características chinesas.
Geração após geração
Devemos todos os êxitos dos últimos 90 anos às tenazes lutas travadas por comunistas chineses de várias gerações. O coletivo dirigente central da primeira geração do Partido, agrupado em torno do camarada Mao Tsetung, levou o Partido e os povos de todos os grupos étnicos a conseguirem a grande vitória da Revolução da nova democracia, que instituiu o sistema básico do socialismo e criou o pré-requisito político fundamental e a base institucional para todo o desenvolvimento e progresso na China contemporânea.
O coletivo dirigente central da segunda geração, agrupado em torno do camarada Deng Xiaoping, levou todo o Partido e os povos de todos os grupos étnicos ao início da grande marcha em direção à reforma e abertura, anunciando o ensejo para a construção do socialismo com características chinesas e inaugurando um novo período do desenvolvimento socialista.
O coletivo dirigente central da terceira geração, agrupado em torno do camarada Jiang Zemin, levou todo o Partido e os povos de todos os grupos étnicos à firme execução da reforma e abertura, avançando com o tempo, orientando-a na direção certa, e, com sucesso, inaugurando a grande causa do socialismo com características chinesas para o século XXI.
Desde o XVI Congresso Nacional do Partido, o Comitê Central uniu-se ao coletivo partidário e todos os grupos étnicos e os orientou a seguirem a Teoria de Deng Xiaoping e a importante Teoria da Tripla Representatividade, a plena implementação do conceito científico de desenvolvimento, promovendo energicamente o desenvolvimento científico e a harmonia social, e continuando a promover a grande causa do socialismo com características chinesas através da construção de uma sociedade razoavelmente próspera em todos os aspectos. (...)
Desde a Terceira Sessão Plenária do XI Comitê Central do PCCh, temos revisado as práticas da construção do socialismo na China e o projeto das experiências de outros países. Temos embarcado no caminho da reforma e abertura com tremenda coragem política, teórica e prática. Passando por um árduo processo de tentativa e erro, temos formado as bases teóricas, linha e plataforma do Partido, e acumulamos experiência fundamental na etapa primária do socialismo. Estabelecemos uma economia socialista de mercado, constantemente aperfeiçoada, abrindo totalmente a China, progredindo na condução da modernização socialista renomada mundialmente. (...)
Como mostram esses acontecimentos, na grande causa do desenvolvimento social e progresso da China desde os tempos modernos, a história e as pessoas têm escolhido o PCCh, o marxismo, o caminho socialista, a reforma e a abertura política. (...)
Reforma e abertura
A característica mais saliente do novo período é a reforma e abertura. A reforma e a abertura constituem uma nova grande revolução realizada pelo povo, sob a liderança do Partido, na nova etapa histórica. Elas são uma escolha crucial que tem o futuro da China contemporânea. Elas são o que devemos buscar na defesa e construção do socialismo com características chinesas para atingir o rejuvenescimento da grande nação chinesa. Somente através da realização de reforma e abertura podemos desenvolver a China, o socialismo e o marxismo. (...)
Nosso Partido entrou na arena histórica representando o avanço das forças produtivas da China. Todos os esforços do Partido são realizados para liberá-las, desenvolvê-las e melhorar a vida das pessoas. Temos feito progressos notáveis. No entanto, a condição básica da China não mudou, ou seja, ela ainda está na fase primária do socialismo e permanecerá assim por um longo tempo, e a principal questão na sociedade ainda é a forma de atingir as sempre crescentes necessidades materiais e culturais do povo no curso da atualização de produção social atrasada.
O status internacional da China como o maior país em desenvolvimento do mundo não mudou. O desenvolvimento ainda é a chave para resolver todos os problemas na China. Devemos tirar o máximo proveito das oportunidades estratégicas que se apresentam agora e no próximo período para promover o desenvolvimento chinês. Mas isso também representa um grande teste para a capacidade do nosso Partido e para a capacidade de autoaperfeiçoamento na governança do nosso país. Devemos continuar a nos concentrar na busca de desenvolvimento e consolidar a base material para a defesa e construção do socialismo com características chinesas. (...)
A história também tem demonstrado plenamente que o PCCh merece verdadeiramente ser considerado um grande, glorioso e correto partido político marxista, e força dirigente do povo chinês, no desbravar de novos caminhos para o desenvolvimento.
Enveredamos pelo caminho do socialismo com características chinesas, formamos um sistema de teorias do socialismo com características chinesas e estabelecemos um sistema socialista com características chinesas. Essas conquistas realizadas ao longo de 90 anos de esforços, inovação e enriquecimento - apoiadas em alicerces de longo prazo e continuamente construídas sobre e pelo nosso Partido e o povo - devem ser valorizadas. (...)
No decorrer da promoção do autoaperfeiçoamento e autodesenvolvimento do sistema socialista, temos de colocar em prática um conjunto completo de sistemas interligados, integrados nos domínios econômico, político, cultural e social. Eles incluem o sistema de congressos do povo - sistema político fundamental da China; os sistemas políticos básicos, que incluem o sistema de cooperação multipartidária e consulta política sob a liderança do PCCh; o sistema de autonomia étnica regional; o sistema de autogoverno em nível de comunidade; o sistema socialista de leis com características chinesas, o sistema econômico básico de propriedades sob a liderança do setor público, diversas formas de propriedade e entidades econômicas em desenvolvimento conjunto; e instituições econômicas, políticas, culturais e sociais específicas baseadas nos sistemas político e econômico fundamentais. Esses sistemas e instituições são compatíveis com a realidade da China e estão de acordo com as tendências atuais. Eles mantêm o Partido e o país cheios de vitalidade e aproveitam plenamente o entusiasmo, a iniciativa e a criatividade do povo e de todos os setores da sociedade. (...)
Olhando para trás, o desenvolvimento e o progresso da China nos últimos 90 anos, temos, naturalmente, de chegar a esta conclusão básica: o sucesso da China depende do Partido.
Construção partidária
Como mostra a revisão de seus 90 anos de desenvolvimento, os seguintes pontos são essenciais para o nosso Partido no sentido de preservar e desenvolver a sua natureza avançada de partido político marxista: ele deve liberar a mente, buscar a verdade dos fatos, avançar com os tempos, ter uma abordagem científica para o marxismo, usar o marxismo como uma teoria evolutiva para orientar a prática em novas realidades, defender a verdade, corrigir erros, vislumbrar novos caminhos, e manter a motivação que lhe permite avançar com um espírito pioneiro. Deve servir ao povo, contar com ele, trabalhar em seu benefício com o coração e a alma, recorrer a sua sabedoria e força, e sempre manter laços estreitos com ele. O Partido deve nomear funcionários por seus méritos, atrair tantos talentos quanto possível, usar a nossa causa para inspirar, treinar e cultivar pessoal de alto calibre, absorver sangue novo constantemente, e manter a sua vitalidade em todos os momentos. O Partido deve se policiar, e impor uma disciplina rigorosa a seus membros, encarar seus problemas e resolvê-los em tempo hábil e, assim, manter a sua solidez. (...)
Estamos diante de provas longas, complicadas e severas, no governo no país, na implementação da reforma e abertura e no desenvolvimento da economia de mercado, bem como no ambiente externo. E todo o Partido é confrontado com os perigos crescentes da falta de unidade: incompetência, divórcio com o povo, carência de iniciativa e corrupção. Tornou-se, assim, ainda mais importante e urgente do que nunca para o Partido policiar a si mesmo e impor uma disciplina rigorosa a seus membros.
Devemos reconhecer as novas realidades, continuar a orientar a construção do Partido com as teorias científicas, estudar e resolver as grandes questões teóricas e práticas na construção partidária em um espírito de reforma e inovação, focados em construir uma sociedade razoavelmente próspera em todos os aspectos, acelerar a modernização socialista, apreciar e aplicar a lei que regula o desenvolvimento de partidos dirigentes marxistas, promover o progresso abrangente no grande novo empreendimento de construção partidária, e torná-la mais científica. (...)
Nunca tomamos o marxismo como um dogma vazio, rígido e estereotipado. Para o marxismo, a prática é a fonte de sua teoria, a base para seu desenvolvimento, e o critério para testar sua veracidade. Qualquer ação que se atenha ao dogma, ignore a prática, ou ultrapasse ou fique para trás na vida real não terá sucesso. (...)
Devemos ter uma compreensão correta da tendência de desenvolvimento global e condição básica da China de estar na fase primária do socialismo, saber mais sobre as características do desenvolvimento da China na fase atual, rever a nova experiência adquirida pelo povo e liderada pelo Partido no tempo oportuno, e criar novas teorias com o foco sobre as principais questões relativas ao desenvolvimento econômico e social, de modo a assegurar a vitalidade das teorias científicas. (...)
Todos os membros e quadros do Partido devem ter a apredizagem como uma busca intelectual, estudar de forma profunda o marxismo-leninismo e o pensamento de Mao Tsetung, assim como as teorias do socialismo com características chinesas, fomentar uma visão de mundo e metodológica do materialismo dialético e do materialismo histórico, e genuinamente cultivar virtudes, aumentar o conhecimento e aumentar a competência através da aprendizagem. Todos os camaradas do Partido, especialmente as lideranças do Partido em todos os níveis, devem constantemente melhorar a si mesmos, tanto ideológica quanto politicamente, reforçar nossos ideais e convicções, e melhorar nossa vontade e determinação para incansavelmente trabalhar para a causa do Partido e do povo. Devemos estar totalmente comprometidos em fazê-lo para garantir que permaneçamos firmes e fiéis em nossas ações. (...)
Mais quadros para garantir o sucesso
Como mostra o crescimento do Partido nos últimos 90 anos, uma vez adotada a linha política, os quadros são importantes para garantir o seu sucesso. Colocar quadros de mérito sem levar em conta as suas origens é determinante pela natureza e o objetivo do nosso Partido. Os únicos interesses do Partido são os do povo, ele não tem interesse especial para si. Ele adere a este princípio elevado, e para todos aqueles que são leais ao povo, identificam-se e dedicam-se ao povo ele fornece uma grande arena para desempenharem plenamente o seu talento.
Devemos abrir, com maior visão, determinação e coragem, os canais de recrutamento de pessoas talentosas, identificar rapidamente os quadros destacados em todos os campos e colocá-los em bom uso. Continuaremos a dar prioridade à integridade política na colocação de quadros, e a selecionar e colocar aqueles que têm firme convicção política e um desempenho excelente, que são capazes e bem recebidos pelo povo. Os quadros devem ser colocados de acordo com o princípio de que a integridade deve ser promovida no autoaperfeiçoamento, em um exemplo para os outros, e no reforço da integridade que deve ser acompanhada de competência. (...)
Os jovens representam o futuro da China e seu povo. Eles também representam o futuro e a esperança do Partido. Todo o Partido deve se preocupar com eles, ouvir o que eles têm a dizer, incentivar seu crescimento, e apoiar seu empreendedorismo. Tanto o Partido quanto o povo têm depositado elevada esperança na juventude. (...)
Os quadros jovens precisam tomar a iniciativa de trabalhar em áreas difíceis e ambientes complexos e ocupar posições desafiadoras para temperar o seu caráter moral, seu estilo de trabalho e melhorar a sua capacidade. Quando jovens quadros aperfeiçoados em ambientes difíceis e complicados vêm à tona em grande número, suportam a prova de grandes lutas, e provam-se excelentes e promissores; eles irão criar um grande futuro para a causa do Partido e do povo. (...)
Laços com o povo
Todos os camaradas do Partido devem ter em mente que a manutenção de laços estreitos com o povo dá ao Partido seu maior trunfo político, enquanto a alienação do povo, depois que ele conquistou o poder, representa o maior risco para o Partido. Portanto, devemos sempre colocar os interesses do povo acima de tudo, e nos certificar de que o objetivo e o resultado de todo o nosso trabalho é perceber, manter e expandir os interesses fundamentais da esmagadora maioria. Devemos exercer o poder para o povo, nos identificar com ele e trabalhar pelos seus interesses. Isso nos fará ganhar o mais extenso, confiável e sólido apoio popular, que servirá como fonte de força para o nosso trabalho. (...)
Como mostra o crescimento do Partido nos últimos 90 anos, punir com severidade e prevenir eficazmente a corrupção é crucial para angariar apoio popular e garantir a própria sobrevivência do Partido. Por isso, esta é uma grande tarefa partidária que deve ser atendida em todos os momentos. (...)
Na melhoria das instituições do Partido, temos de definir prioridades claras, ter uma abordagem holística, continuar as boas tradições, inovando com ousadia. Nosso objetivo é estabelecer um sistema de instituições partidárias que sejam bem coordenadas em termos de um alcance abrangente e eficaz e regidas por procedimentos rigorosos.
No reforço da construção de instituições partidárias, devemos seguir o Estatuto do Partido, o exercício do centralismo democrático, respeitar e melhorar o sistema de direção do Partido, sua liderança e governança. (...)
A política externa da China tem como objetivo manter a paz mundial e promover o desenvolvimento comum. Continuaremos a perseguir uma política externa de paz independente e inabalavelmente seguir o caminho do desenvolvimento pacífico e a estratégia de abertura onde todos ganham. Vamos desenvolver a amizade e cooperação com todos os outros países sobre a base dos Cinco Princípios de Coexistência Pacífica, defender os legítimos anseios e interesses comuns dos países em desenvolvimento, e tomar parte ativa nos assuntos multilaterais para fazer a ordem política e econômica internacional mais justa e equitativa. Vamos inabalavelmente seguir a política de Estado básica de abertura, aperfeiçoar a abertura e o desempenho da nossa economia. Vamos reforçar a cooperação mutuamente benéfica com os países ao redor do mundo e continuar a contribuir para o desenvolvimento comum de todos os países através do desenvolvimento da própria China pacífica.
*Hu Jintao é presidente da República Popular da China e secretário-geral do Partido Comunista da China
Tradução Mariana de Rossi Venturini / Colaborou: Elias Jabbour
A íntegra do discurso pode ser acessada neste endereço: www.grabois.org.br/principios/pcch90.doc